Nintendo64

FabricanteNintendo
TipoConsole de videogame
Geração5ª geração[1]
Lançamento Japão 1996-jun-23 (JAP)
 Estados Unidos 1996-set-29 (EUA)
União Europeia 1997-mar-1 (EU)
Brasil 1997 - Dez-10 (BRA)
Unidades
vendidas
32,93 milhões
MídiaCartucho 64 MB (equivalente a 512 Mbits)
CPUNEC VR4300 a 93,75 MHz (MIPS)
Capacidade de
armazenamento
Disquete: 64 MB (64DD)
Cartão de memória: 256 KB
GráficosSGI RCP 62,5 MHz 64-bit
Controladores1 a 4 gamepads
ConectividadeModem (via Nintendo 64DD)
Serviços
online
RANDnet (apenas no Japão)
Jogo mais
vendido
Super Mario 64 11,89 milhões
Retrocompa-
tibilidade
Game Boy (Wide-Boy 64)
AntecessorSuper Nintendo Entertainment System
SucessorNintendo GameCube

Nintendo 64 (abreviada como N64) é o terceiro console de video-game doméstico da empresa japonesa Nintendo. Lançado em 23 de junho de 1996 no Japão e em 29 de setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas três títulos de lançamento: Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico a utilizar cartucho (chamado pela Nintendo de "Game Pack"), distribuídos no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos. Em Portugal, foi distribuída pela Concentra.
O console foi anunciado em 1993 com o codename "Project Reality". Em 1995 fora primeiro apresentado com o nome Nintendo Ultra 64 [1], tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em Fevereiro de 1996 (5 meses antes do lançamento). Seu código de modelo é NUS-001 (cuja sigla significa Nintendo Ultra Sixty Four - o codinome do projeto).
Considerada inovadora na época de seu lançamento, o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics. A Nintendo 64 também contava com um processador de áudio que permitia o uso teórico de até 100 canais de áudio PCM (o que por motivos práticos nunca foi utilizado, já consumiria todos os recursos da CPU).[carece de fontes?]
O N64 possuia um hardware complexo, o que tinha um preço: os programadores afirmavam que era um grande desafio manter todos os processadores da máquina trabalhando em sincronia. A Nintendo argumenta que corrigiu o problema em seu novo console, o GameCube

Comerciais



Games