Fabricante | Nintendo |
Tipo | Console de videogame |
Geração | 5ª geração[1] |
Lançamento | Japão 1996-jun-23 (JAP) Estados Unidos 1996-set-29 (EUA) União Europeia 1997-mar-1 (EU) Brasil 1997 - Dez-10 (BRA) |
Unidades vendidas | 32,93 milhões |
Mídia | Cartucho 64 MB (equivalente a 512 Mbits) |
CPU | NEC VR4300 a 93,75 MHz (MIPS) |
Capacidade de armazenamento | Disquete: 64 MB (64DD) Cartão de memória: 256 KB |
Gráficos | SGI RCP 62,5 MHz 64-bit |
Controladores | 1 a 4 gamepads |
Conectividade | Modem (via Nintendo 64DD) |
Serviços online | RANDnet (apenas no Japão) |
Jogo mais vendido | Super Mario 64 11,89 milhões |
Retrocompa- tibilidade | Game Boy (Wide-Boy 64) |
Antecessor | Super Nintendo Entertainment System |
Sucessor | Nintendo GameCube |
Nintendo 64 (abreviada como N64) é o terceiro console de video-game doméstico da empresa japonesa Nintendo. Lançado em 23 de junho de 1996 no Japão e em 29 de setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas três títulos de lançamento: Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico a utilizar cartucho (chamado pela Nintendo de "Game Pack"), distribuídos no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos. Em Portugal, foi distribuída pela Concentra.
O console foi anunciado em 1993 com o codename "Project Reality". Em 1995 fora primeiro apresentado com o nome Nintendo Ultra 64 [1], tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em Fevereiro de 1996 (5 meses antes do lançamento). Seu código de modelo é NUS-001 (cuja sigla significa Nintendo Ultra Sixty Four - o codinome do projeto).
Considerada inovadora na época de seu lançamento, o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics. A Nintendo 64 também contava com um processador de áudio que permitia o uso teórico de até 100 canais de áudio PCM (o que por motivos práticos nunca foi utilizado, já consumiria todos os recursos da CPU).[carece de fontes ]
O N64 possuia um hardware complexo, o que tinha um preço: os programadores afirmavam que era um grande desafio manter todos os processadores da máquina trabalhando em sincronia. A Nintendo argumenta que corrigiu o problema em seu novo console, o GameCube
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